Projeto de comunicação quântica

O projeto de comunicação quântica, que conta com a participação do professor José Ferraz de Moura Nunes Filho do Programa de Pós graduação em Física Aplicada (PPGFA), do Departamento de Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), recebeu um financiamento de R$ 2.995.960,00 por meio de um edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Sob a coordenação do professor Daniel Fe linto, do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a iniciativa visa desenvolver equipamentos e protocolos que servirão como base para uma futura estratégia nacional de comunicação quântica. O edital do CNPq está direcionado a p rojetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) que contribuam para o avanço científico, tecnológico e inovação no país. Apenas três projetos foram  contemplados em todo o país, totalizando quase R$ 9 milhões, provenientes do Ministério da Ciência, T ecnologia e Inovação (MCTI). O principal objetivo do projeto é desenvolver tecnologia brasileira de fronteira para distribuição quântica de chaves criptográficas na banda de telecomunicações entre dois ou mais sítios, utilizando tanto lasers atenuados, quanto pares de fótons emaranhad os. Do ponto de vista local, o objetivo é montar a primeira rede metropolitana nacional de telecomunicações quântica no Recife. Essa rede contará com apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e ligará três pontos: o Departamento de Física e o Departamento de Eletrônica e Sistemas da UFPE e o Departamento de Física da UFRPE. Para isso serão construídos três sítios idênticos, um em cada laboratório participante do projeto, capazes de gerar e caracterizar dentro do próprio laboratório e transmitir e receber estados quânticos entre si. O projeto busca fornecer elementos concretos em termos de equipamentos e protocolos para definir uma estratégia nacional de  comunicação quântica, para que se possa estabelecer canais seguros de comunicação entre pontos sensíveis da infraestrutura nacional (governamental, defesa, energética, financeir a, etc). Também será forma do pessoal qualificado na área de comunicação quântica, aptos a desenvolver e operar as redes quânticas necessárias para a segurança da infraestrutura de telecomunicações do país.

Prof. José Ferraz
jferraz@ufrpe.br