Hybrid Model for the Analysis of Human Gait: A Non-linear Approach

O egresso João Paulo Galdino Pessoa do Programa de Pós-Graduação em Física Aplicada da UFRPE, em colaboração com seus orientadores, os professores Pedro Hugo Figueiredo e Ramón Gonzáles, publicaram o artigo intitulado Hybrid Model for the Analysis of Human Gait: A Non-linear Approach no periódico internacional Computational Science and Its Applications – ICCSA 2020. Lecture Notes in Computer Science.

Breve descrição do trabalho:

Neste trabalho, uma generalização do estudo da marcha humana foi feita a partir de modelos já existentes na literatura, como os modelos de Keller e Kockshenev. Neste modelo híbrido, uma estratégia de minimização de energia metabólica é combinada em um processo de corrida, com uma descrição não linear do movimento de libração do centro de massa, tentando reproduzir o comportamento da transição caminhada-corrida. Os resultados dos dados experimentais, para diferentes regimes de velocidade, indicam que o perímetro da trajetória do centro de massa é uma grandeza relevante na quantificação desta dinâmica. Um procedimento experimental foi posto em prática em colaboração com o grupo de pesquisa em Engenharia Biomédica, Ciências Básicas e Laboratórios da Universidade Manuela Beltrán em Bogotá, Colômbia.

O artigo pode ser baixado no seguinte link: http://doi-org-443.webvpn.fjmu.edu.cn/10.1007/978-3-030-58799-4_16