Menção Honrosa no Encontro de Outono de 2020

O discente Fernando Augusto Fernandes de Santana, do Programa de Pós-Graduação em Física Aplicada da UFRPE, recebeu Menção Honrosa no Encontro de Outono de 2020 organizado pela Sociedade Brasileira de Física. Seu trabalho, intitulado Spin Hall Angle Fluctuations in a Disorder Device, foi escolhido como o melhor trabalho da Seção de Pôster na área de Magnetismo.

Breve descrição do trabalho:

Neste trabalho investigamos um dispositivo mesoscópico desordenado com forte interação spin-órbita. O sistema está conectado a quatro terminais semi-infinitos descritos pelo formalismo de Landauer-Buttiker e, de acordo com nossa análise, exibe flutuações do ângulo spin Hall. Mostramos analítica e numericamente a impressão digital da flutuação universal da polarização mediada pela conversão da corrente de carga em corrente de spin. Nossa investigação mostra a compatibilidade completa de nossos resultados analíticos e numéricos com os experimentos mais recentes. Além disso, mostramos características universais do efeito de spin Hall no gás de elétron bidimensional com interação spin-órbita do tipo Rashba com desordem. Todos os resultados mostram a relevância dos parâmetros microscópicos para o transporte eletrónico na conversão carga-spin e, em muitos casos, levam inevitavelmente a números universais.

O artigo pode ser baixado no seguinte link: https://doi.org/10.1103/PhysRevB.102.041107